segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Filmes e Músicas no processo ensino-aprendizagem


Entre as mais diversas linguagens utilizadas no processo ensino-aprendizagem, podemos destacar também a reprodução de filmes e músicas na sala de aula para colaborar com o aprendizado dos alunos, facilitando a assimilação dos conteúdos.
Particularmente no ensino da disciplina História, o trabalho pedagógico vem sempre explorando esses recursos durante todas as etapas do aprendizado. Desde o início, na alfabetização até a formação acadêmica, a indicação e/ou a utilização de produções cinematográficas e musicais é sempre uma ferramenta importante na condução de um trabalho docente. Em alguns casos, esses recursos são utilizados também como elemento disciplinador, pois conseguem atrair melhor a atenção de alguns alunos, melhorando portanto uma participação efetiva desses alunos, durante as aulas. Obviamente que, o profissional docente deve atentar para que esses recursos sejam apenas ferramentas auxiliares nas usas metodologias e não o elemento principal no seu trabalho no ambiente escolar.
Vejamos especificamente as principais virtudes desses recursos no processo ensino-aprendizagem:

Filmes : Utilizando sempre roteiros que enfatizem um tema relacionado com os conteúdos que estejam sendo estudados, um filme pode proporcionar observações que forneçam elementos interessantes, através de imagens, textos (escritos ou falados), hábitos e comportamentos dos personagens, além das características naturais dos locais utilizados como cenários.

Portanto, a filmografia é sem dúvida um recurso de grande utilidade para os docentes e discentes da disciplina História, em todos os níveis do aprendizado.

A CONQUISTA DO PARAISO - O contexto histórico central é a expansão ultramarina liderada por Portugal e Espanha entre os séculos XV e XVI, constituindo-se em um dos principais acontecimentos na passagem da Idade Média para Idade Moderna.


CARLOTA JOAQUINA - Esse filme retrata a transferência da família real portuguesa para o Brasil em 1808 e a crise do sistema colonial, motivado pela abertura dos portos brasileiros para outras nações.

Músicas : Elemento com características específicas nas mais variadas regiões e culturas pelo mundo afora, vem se tornando uma das ferramentas mais utilizadas em várias disciplinas nos diversos níveis do aprendizado. A linguagem pedagógica proporcionada através da música permite aos docentes e discentes, além do simples prazer de ouvir, a oportunidade de fazer uma interpretação mais técnica, pois, ao fazer um comparativo com os temas pedagógicos estudados nesse momento, os alunos exercitam mais o seu poder de concentração, otimizando a sua capacidade de assimilação dos conteúdos.


Músicas de Chico Buarque, Geraldo Vandré, Gilberto Gil, etc...

Nenhum comentário:

Postar um comentário